quinta-feira, 8 de julho de 2010

Entrevista

Entrevista com o professor John Reed
Data: 7 de Julho de 2010
Professor da Universidade Federal Fluminense

Durante a entrevista uma torre e um HD foram abertos, com o intuito de apresentar os componentes e suas respectivas composições, das quais muitas causam danos a saúde humana.



Primeiro passo, e muito importante, é a utilização de ferramentas adequadas para o bom manuseio dos equipamentos sem danificá-los e sem causar risco de acidentes.
Algumas das ferramentas que foram utilizadas podem ser vistas na Figura 1.

Image and video hosting by TinyPic
Figura 1


Na figura 2, podemos ver uma torre aberta. A sua estrutura é basicamente revestida com plástico e metal, que quando queimado e inalado seu gás pode causar problemas respiratórios. As baterias contém um líquido altamente tóxico, porém não é perigoso seu manuseio, apenas torna-se perigoso caso haja o rompimento. As partes prateadas são soldas, que são compostas por chumbo, que pode causar danos ao sistema nervoso e sanguíneo e composta por estanho, que pode até causar o câncer. Existe também uma pequena quantidade de ouro, que pode ser encontrada nas partes douradas.

Image and video hosting by TinyPic
Figura 2

Na figura 3, podemos ver cabos que são revestidos de PVC, que quando queimados, produzem um gás tóxico. Dos plásticos mais comuns, o PVC é o maior vilão do meio ambiente, já que sua queima produz dioxina e furano.

Image and video hosting by TinyPic
Figura 3


A figura 4, mostra um HD (fora de uso) que foi utilizado pelo professor para mostrar seus componentes.

Image and video hosting by TinyPic
Figura 4


A figura 5, mostra as peças do HD. O HD é um bom exemplo de reutilização, já que a maioria de seus componentes podem ser reaproveitados, como o íma e o motor.

Image and video hosting by TinyPic
Figura 5

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas para gestão sustentável do lixo eletrônico

Lendo muitas matérias na internet, encontramos algo muito útil para a população.
O que todo mundo deveria saber, mas que infelizmente muitas pessoas não se preocupam e não pensam muito sobre esse assunto.

Segue a matéria, com informações bastante interessantes do Ambiente Brasil

Dicas

"1. Pense duas vezes antes de trocar

Antes de trocar seu computador ou celular velho por um novo, veja se a troca é realmente necessária. Às vezes, no caso dos computadores, basta um upgrade, como o aumento da memória, para que o equipamento continue tendo um bom desempenho por mais algum tempo. Outra atitude recomendada é tentar consertar o computador, em vez de trocá-lo por um novo ao primeiro problema apresentado.

Dica Consciente: tanto em relação a computadores quanto a celulares, é bom ponderar se a troca pelo novo não está sendo feita apenas por razões estéticas, ou se de fato o aparelho mais moderno vai atender a reais necessidades práticas.

2. Prefira empresas que se preocupam com os impactos dos produtos

Se decidir pela compra de um novo computador ou celular, você pode dar preferência às empresas que demonstram maior preocupação com os impactos da fabricação e do descarte de seus produtos sobre o meio ambiente.

Dica Consciente: escolhendo empresas que se preocupam com os impactos dos produtos você valoriza as boas práticas e estimula as empresas a manterem essa conduta, incentivando outras a fazerem o mesmo.

3. Lugar de eletrônicos não é no lixo

Ao trocar de computador ou de celular, dê um destino correto ao aparelho velho, em vez de jogá-lo no lixo. As grandes operadoras de telefonia celular já recolhem, em todas as suas lojas espalhadas pelo Brasil, tanto aparelhos quanto baterias usadas. No caso dos computadores, o consumidor pode procurar alguma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos.

Dica Consciente: caso não encontre uma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos, você pode doá-los a ONGs que trabalham com inclusão digital ou mesmo a entidades que aceitam doações de equipamentos antigos, mesmo que não funcionem mais."

domingo, 4 de julho de 2010

Animação (E-Waste)

Vídeo

Este vídeo apresenta a forma do ser humano se relacionar com o lixo eletrônico.

E cada vez mais o lixo eletrônico invade o mundo.

Números

Metais nos aparelhos eletrônicos

Milhares de pessoas utilizam aparelhos eletrônicos e equipamentos de informática que concentram em sua fabricação metais pesados, porém muitas dessas pessoas não têm noção que tais equipamentos possuem esses metais, e muito menos o mal que eles fazem a saúde.

Os metais contidos em computadores geralmente incluem alumínio , antimônio , arsênio , bário, berílio , cádmio , cromo , cobalto , cobre , gálio , ouro , ferro , chumbo , manganês , mercúrio , paládio, platina , selênio , prata e zinco. Alguns desses metais são listados como perigosos pelo RCRA, uma das leis federais que controlam a disposição de resíduos nos Estados Unidos. Esta lei proíbe as empresas de incineração de alguns tipos de sucata electrónica ou da sua eliminação em aterros municipais.

Historicamente, a recuperação de metais preciosos a partir de sucata eletrônica tem sido um dos maiores incentivos econômicos para a eletrônica de reciclagem da indústria. No entanto, em um esforço para cortar custos, os fabricantes reduziram gradualmente o teor de metais preciosos em produtos eletrônicos, e esta tendência deve continuar. Informações sobre as quantidades específicas de determinados metais preciosos ( ouro , prata , e a platina metais do grupo) recuperado está disponível, mas tanto quanto um terço dos metais preciosos recuperados a partir de sucata pode ser ouro.

Placas de circuitos e baterias contêm a maior parte dos metais pesados, e placas de circuito contem os maiores valores de metais preciosos. Uma tonelada de placas de circuito pode conter entre 80 e 1.500 g de ouro e entre 160 e 210 kg de cobre.

Mercúrio                            Alumínio                             Cobre

Legislação

Cadê as Leis no Brasil?

A cada ano cresce mais a produção de eletrônicos no mundo todo.
Mas onde estão as Leis que garantem o processo de tratamento e reciclagem de lixo eletrônico no Brasil?
Infelizmente, o e-lixo só será de fato tratado quando houver uma lei para regumentá-la.
A única regulamentação internacional a respeito do lixo eletrônixo é a Convenção de Basiléia, de 1989, que regulamenta o movimento trasnfronteiriço de resíduos tóxicos entre os países signatários.

Tabelas extraídas do site LixoEletronico, com as principais leis e normas que regulamentam o lixo eletrônico no mundo.

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ao redor do mundo existem diversos projetos que estão tentando ajudar a solucionar os problemas relacionados ao lixo eletrônico. Inclusive no Brasil.

Neste vídeo mostramos um exemplo dessas iniciativas.